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Empresa aérea chilena pode ser primeira estrangeira a operar em Campo Grande

A low cost JetSmart destaca a diversidade da natureza ao estampar animais diferentes na cauda de cada um de seus aviões
13/08/2019
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A companhia aérea chilena de baixo custo JetSmart, propriedade da empresa americana Índigo Partners, que tem participação majoritária na American Airlines, deverá ser a primeira companhia aérea estrangeira a operar no mercado doméstico brasileiro a partir de Campo Grande. As negociações neste sentido estão bem adiantadas.
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A informação do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, em entrevista ao canal de turismo Lugares Por Onde Ando, do Campo GrandeNews, chega como esperança de mais concorrência e normalização dos preços das passagens aéreas, que já eram altos e foram a patamares estratosféricos desde que a Avianca saiu do mercado em abril deste ano por problemas financeiros, escancarando ainda mais um problema recorrente na aviação brasileira: mercado concentrado e falta de concorrência.
“Estamos bem adiantados nos entendimentos com a JetSmart, mas ela não deve ser a única estrangeira em Campo Grande. Entramos em negociações para trazer também a argentina Flybondi, e tem a espanhola Europa Air, o que nos leva a acreditar que até 2020 a questão de preços das passagens esteja regularizada com mais diversidade de companhias áreas no nosso céu, porque com poucas empresas e monopólio não dá”, declarou Bruno Wendling.
No caso de a expectativa se confirmar, a aérea JetSmart chegará a Campo Grande já com experiência em competitividade de preços de passagens. Em 2017, quando obteve autorização do governo chileno para operar rotas domésticas, abriu a primeira guerra de preços por passagens no Chile, onde havia apenas a Sky Airlines, que até então competia apenas nas tarifas de baixo custo, e a empresa Latam, resultado da fusão da brasileira TAM com a Lan Chile.
Estreou no Chile em julho de 2017 com ofertas de voos pelo sistema low cost por pouco mais de um dólar + taxas (a tarifa média era de 12 dólares + taxas) e preço final de voos de ida e volta por 30 dólares, provocando uma revolução no mercado aeronáutico chileno.
“Vamos torcer para que a JetSmart venha e repita a estratégia de marketing nos seus voos domésticos a partir de Campo Grande, mesmo que seja apenas no lançamento”, alegra a veterinária Célia Regina de Oliveira. Ela contou ao Campo Grande News que tirou uma semana de férias em Salvador e pagou R$ 1.200 (cerca de 302 dólares no câmbio atual) pela passagem/Gol (ida e volta) com embarque no dia 30 de agosto.
Outra estratégia de marketing da JetSmart que será muito bem recebida em Mato Grosso do Sul é sua decisão de promover pinturas especiais de animais em seus aviões. Na terra do Pantanal não terá dificuldade em sua proposta de destacar a diversidade da natureza diante da infinidade de opções para estampar um animal diferente na cauda de cada uma de suas aeronaves.
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