O Clarim MS
Sab
,20 de Apr de 2024



Campo Grande / MS
20º
|
32º

Governo

Sejusp retira Bope e diminui efetivo de policiais em fazendas

Tropa está na região desde o dia 1º, quando grupo de 200 índios foi retirado sem ordem judicial
14/08/2019
Tamanho da letra
A-A+
Depois de 12 dias, foi reduzido nesta terça-feira (13) o efetivo da Polícia Militar mantido desde o dia 1º de agosto no entorno na Fazenda Paraíso, no entorno da Água Branca, de onde foi retirado um grupo de 200 índios. Eles invadiram a área alegando se tratar de terra remanescente da etnia Kinikinau, sem terra demarcada em Mato Grosso do Sul. A reportagem do Campo Grande News apurou que o contingente na Paraíso chegou a ser de 25 homens e hoje está em torno de 8.
PUBLICIDADE
Na Água Branca, onde estavam pelo menos 15 policiais, hoje o número é de cinco. Outra informação apurada é que houve retirada de policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Cavalaria de Campo Grande e da Polícia Militar Rodoviária Estadual. Ficaram integrantes do Batalhão de Choque, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e de unidades da região, como Nioaque.
Só a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) está se manifestando, por meio de notas da assessoria de imprensa, sobre a situação em Aquidauana. A reportagem tentou contato nesta terça para confirmar as informações apuradas, mas não houve retorno.
Ontem, a Secretaria havia informado que mantém a tropa na região dado o risco de novas invasões. A alegação é de, como que a fazenda fica a 80 quilômetros da região urbana, não haveria tempo hábil para mobilização em caso de novos problemas.
Além disso, conforme a nota, policiais permanecem na localidade para investigar crimes cometidos durante a ocupação da área. De acordo com o que foi divulgado, houve crime ambiental, de ameaça, furto qualificado e dano ao patrimônio.
Ainda de acordo coma Sejusp, o governo de Mato Grosso do Sul estava preparando pedido de envio da Força Nacional de Segurança, para evitar conflitos na região.
Quem é o dono – Desde o dia em que a fazenda Água Branca foi ocupada, circulou a informação de que a propriedade é da Fundação Bradesco. Procurada, a entidade negou que seja, ou já tenha sido, dona da fazenda. A Fundação tem uma propriedade a 70 quilômetros da área, em Miranda, onde mantém uma escola.
A investigação feita pelo Campo Grande News revela que o verdadeiro dono é de fora de Mato Grosso do Sul e se chama Edson Borges Junior. Ele não foi localizado.
A Fazenda Paraíso, onde está o maior contingente de policiais, pertence ao espólio do empresário Ugo Furlan, falecido em novembro de 2018. A família foi procurada, mas não se manifestou.
Os policiais estão sendo alimentados e hospedados com ajuda dos donos das propriedades, conforme levantado no trabalho de reportagem.
Compartilhar
VOLTAR