O Clarim MS
Sex
,19 de Apr de 2024



Campo Grande / MS
17º
|
30º

Cultura

SEMED LEVA PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DROGAS PARA CIDADE DOS MENINOS

27/06/2019
Tamanho da letra
A-A+
Com o objetivo de oportunizar a troca de informações com temas relacionados a prevenção de drogas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Conselho Municipal e Estadual Antidrogas e Policia Civil, levou nesta segunda-feira (24), para a Cidade dos Meninos, palestra com a temática “Drogas: A Melhor estratégia ainda é a prevenção”.
A reunião com os estudantes faz parte da programação da 21ª Semana Nacional Sobre Drogas, 4ª Semana Estadual Sobre Drogas e 2ª Semana Municipal Sobre Drogas, que teve início na semana passada. O evento é organizado pelo Comad, presidido pela secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que também participou das atividades. Em sua conversa com os alunos, ela ressaltou a importância de aproveitar das oportunidades que levam ao crescimento pessoal.
“Cada um tem uma história de vida aqui, mas é importante que vocês aproveitem as oportunidades que são dadas principalmente na área da educação, como essa palestra de hoje. Não deixem de ouvir conselhos dos professores e de pessoas com mais experiência. Nós, pais e educadores, queremos o melhor para vocês”, ressaltou a titular da Semed.
Ao todo, 350 alunos com idade entre 14 a 18 anos, atendidos pela instituição, participaram da palestra. A ONG fica localizada no Bairro Nova Lima. A Semed levou 15 profissionais, entre eles, cinco psicólogas e 6 pedagogas, que atuam no projeto “Valorização da Vida”, uma iniciativa inédita da prefeitura de Campo Grande, que consiste em realizar formações sobre depressão e prevenção ao suicídio, além de promover palestras e realizar atendimentos nas unidades da Reme.                                    

A técnica da Gerência de Educação do 6º ao 9º ano, Vera Lucia Gomes Alves, explicou a importância de realizar a parceria.  “É importante oportunizar essa troca de informações como forma preventiva. Viemos aqui para conscientizar os alunos para uma vida saudável, de ser uma pessoa íntegra, de formar, de ser um profissional e ser respeitado. Buscando essa integração vamos levá-los a dizer não às drogas”, pontuou.
A diretora Terezinha Teodoro Jorge, coordenadora pedagógica da Cidade dos Meninos, ressaltou a importância da parceria.  “Essa parceria é fantástica, tendo em vista que trabalhamos com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica e a maioria desses jovens é da região e encontram esses problemas de uso de drogas. Esses esclarecimentos trazidos pela Semed ajudam muito a gente”, disse.
 
Estudante da instituição, Esteferson Cavalheiro da Silva, 17, morador do Bairro Columbia, comentou sobre a palestra. 
“Achei legal. Aprendi muitas coisas novas. Estou aprendendo a conviver com as pessoas, saber sobre as drogas. Um familiar meu já passou por problemas com drogas, e procuro não me envolver com isso”, afirmou.
O delegado da Delegacia de Narcóticos (Denar), Gustavo Ferraris, comentou sobre a palestra e o que os alunos podem tirar de proveito do conteúdo apresentado.  “É maravilhoso ter essa capacitação. A partir do momento que eles se envolvem nesse aprendizado, só eleva o futuro deles. Trazendo ao mesmo tempo o trabalho de prevenção a gente consegue que eles fiquem melhor lapidados para um futuro”, frisou.
 
Compartilhar
VOLTAR